quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Parabéns avó

Hoje a minha avó completa 76 primaveras, 76 anos de vida que nem sempre foram fáceis de ultrapassar, 9 filhos, 17 netos e 2 bisnetos, somos uma família enorme.
Eu sei que não tiveste uma vida fácil, saíste da escola cedo para tomares conta dos teus irmãos, não sabes escrever mas sabes fazer contas na perfeição e nem o Euro te deixa enganar =)).
Depois a mudança do interior para perto da capital, deixas-te a terra natal e toda a tua família, com o avô e alguns dos filhos partiram à busca de melhores condições de vida, por cá nasceram mais 4 filhos, sempre te dedicas-te de corpo e alma a eles, gerias um fraco rendimento para alimentar tantas bocas, mas nunca te esqueces-te dos meus presentes de natal, sempre pequeninos mas eram os que sabiam melhor.
E quando tive de viver contigo, foi um ano muito bom, as recordações são as melhores, ias buscar à escola primária e depois comprávas-me uma "bomboca" com sumol ou pevides, fazia sol ou chuva, todos os dias me mimavas, se não gostava do comer fazias sempre um bife, enquanto os tios reclamavam da comida e eu satisfeita a comer o meu bife.
Depois a vida prego-te uma rasteira e tirou-te o teu companheiro de vida,o avô que já partiu à 17 anos, eu sei que mais que ninguém és tu quem sente a sua ausência, mas mesmo assim continuas a encarar a vida com um sorriso nos lábios.
Mas mesmo assim continuas a cuidar da tua casa, da tua horta, de tomar conta dos priminhos mais pequenos, adoras andar sempre bem arranjada, nem os 76 anos te tiram a energia que te caracterizou sempre a tua maneira de ser.
Aqui quero agradecer o que fizeste por mim, pelos valores que me ensinas-te e como matriarca de uma família enorme, onde por vezes não é fácil lidar com filhos de temperamentos tão diferentes, mas nunca te deixes ir abaixo por o que dizem ou fazem.
Domingo vou com a Matilde dar-te um grande beijinho de parabéns.
Muitos parabéns minha querida avó

7 comentários:

Tânia disse...

Ai amiga, a tua avó já tem 76 aninhos!!!??? Não parece!
MUITOS PARABÉNS!
Olha desejo que ela tenha um dia muito feliz e que a vida lhe continue a sorrir como tem sorrido até aqui.
A tua avó é uma senhora maravilhosa, com uma vida fantástica.
Falando bem, na tua familia Materna são todos pessoas maravilhosas.

Beijos para todos, hoje em especial para a tua avozinha.

Tânia; Ana Laura & João

Anónimo disse...

Muitos parabéns querida mãe,beijinhos da tua filha que te adora gabriela

teresa disse...

Muitos parabéns à Avô.
Que saudades tenho das minhas.
Beijos.
Teresa e Matilde.

Maria disse...

Avós assim são tão especiais..:)
bjnho.

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Parabéns! Que seja sempre muito feliz!

Anónimo disse...

Olá querida mamã, envio um grande beijinho para a tua avó, certamente uma pessoa muito especial!
Beijinhos e bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Sandra disse...

Muitos parabéns!!!
Beijinhos
Sandra